O que nos guia
Queremos dar.
Tudo aquilo que procura, mostrar-lhe de novo a aventura.
Queremos falar.
Dos romances do Eça, do Camilo, das artes, da música, da pintura.
Queremos mostrar.
O Pessoa, o Torga, o Andrade e a Sophia.
Queremos escutar.
Que nos mostre e nos leia a sua poesia.
Queremos estar.
Na sua história, cuidar da sua memória, em qualquer coisa que é sua.
Queremos esperar.
Por si. Abra a porta às histórias quando passarmos na sua rua.
Até amanhã.
III Encontro de Bibliotecas Itinerantes
Bilhete de Identidade
Embarcamos na viagem. Nos rostos morenos há estradas bem vincadas que nos mostram o caminho. Seguimos por aí. Respigamos. Grão a grão para que não se perca, apanhamos conversas, emoções, lembranças. Cuidamos das representações do mundo e tecemos nas meadas soltas a comunhão: simbólico e imaginário.
Caminhamos dentro e fora do tempo. As memórias reajustam-se na geografia da vida. Partilhamos o chão, anos de cheias, caminhos até à lida, enxovais de histórias.
Somos todos nesta casa comum. A guitarra dedilhada, a festa, o pranto, o vermelho da seara, somos as gentes ao sol e à monda, somos a palafita. Somos o Tejo, a casa a cheirar a pão, a flor de laranjeira, somos o calor da braseira. Somos os que estão e os que hão de vir, poesia em movimento.
A personagem que se desloca, imagem ampliada pelo afeto, vai preenchendo o vazio dos tempos, representações do mundo. E é neste perpétuo movimento entre o mundo interior e o mundo exterior que nos vamos construindo.
É este o nosso Bilhete de Identidade.
Biblioteca do Ruy
Ju Oliveira
É como uma mesa rodeada de amigos, onde as conversas são memórias e as nossas leituras são as suas histórias. A Biblioteca do Ruy semeia cultura e colhe amizades.
Dora César
Ponto de encontro, ponto de partilha. Uma biblioteca pública de todos e para todos.
Carla Brogueira
Alquimia dos afetos, das memórias d'outrora. Sorrisos rasgados, sábios olhares que o tempo engrandeceu.O dedilhar que nos inspira! A senda dos caminhos a percorrer, uma história inacabada onde há espaço para todos!
Ana Santos
A Biblioteca do Ruy é um lugar mágico onde a primavera acontece.